
Super e hipermercados poderão abrir a partir de sábado, 22 de agosto (Getty Images/Getty Images)
O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), anunciou nesta quarta-feira (19/08), que derrubou o decreto que fecha super e hipermercados aos finais de semana. Com isso, os estabelecimentos estão autorizados a abrir a partir deste sábado, 22 de agosto.
Segundo Edinho, a decisão entrará em vigor independentemente da classificação da região no Plano São Paulo de retomada da atividade econômica, que atualmente se encontra na fase laranja, a segunda mais restritiva.
Outra medida informada pela Prefeitura é a liberação da venda de bebidas alcoólicas quentes nos horários em que estava em vigor a Lei Seca. Com isso, ficam proibidas as vendas de bebidas alcoólicas geladas de segunda a sexta-feira, das 20h às 6h, e aos sábados e domingos durante as 24 horas.
Alteração na fase amarela
O vice-governador e secretário de governo de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), anunciou, nesta quarta-feira (19/08), que o Estado irá ampliar o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais na fase amarela de 6 para 8 horas diárias.
A medida passa a valer a partir de sexta-feira (21/08), aumentando o tempo de abertura de shoppings centers, salões de beleza, barbearias, academias, escritórios, comércios de rua, restaurantes, entre outras atividades. Os empresários poderão escolher se adotam uma jornada contínua ou fracionada, respeitando o limite de 8 horas diárias. A ocupação máxima dos estabelecimentos continua sendo de até 40% da capacidade, sendo obrigatórios o fechamento até às 22h e a adoção dos protocolos geral e específicos para cada setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição.
São José do Rio Preto ainda se encontra na fase laranja, mas, caso o município avance para a etapa amarela na atualização do Plano São Paulo, que ocorre nesta sexta-feira, poderá ampliar o horário de funcionamento do comércio.
Segundo Garcia, os prefeitos das cidades na fase amarela terão autonomia para aplicar a medida e decidir quando a mudança de horário poderá ser adotada na cidade.
(*Com informações do Diário da Região, G1 e Gazeta de Rio Preto)
Notícias Jurídicas Há 5 horas
Destaques Sindicais Há 11 horas
Notícias Jurídicas Ontem
Destaques Sindicais Ontem