Governo altera critério para mudança de fase no Plano SP

As novas regras facilitam, principalmente, a transição das cidades que estão na fase amarela para a fase verde, que agora só precisam que o percentual de ocupação dos leitos esteja entre 70% a 75%, além de permanecer 28 dias consecutivos nesta etapa.

Brasil e Mundo - 28/7/2020 11:4:35 » Por

 

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou durante a coletiva desta segunda-feira (27) alterações na taxa mínima de ocupação de leitos de UTI para avançar de fase no Plano SP. As novas regras facilitam, principalmente, a transição das cidades que estão na fase amarela para a fase verde, que agora só precisam que o percentual de ocupação dos leitos esteja entre 70% a 75%, além de permanecer 28 dias consecutivos nesta etapa. As regras começam a valer a partir da próxima sexta (31).

De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico, Patrícia Ellen, a “calibragem técnica” visa abordar três pontos: os critérios de estabilidade, a liberação da capacidade hospitalar para redirecionar leitos ociosos no estado e a atualização na regra de indicadores de internações e óbitos. “Outros países que estão em uma etapa mais avançada da pandemia, nos permitiram aprender que alguns critérios mínimos precisam ser adicionados na transição da fase amarela para verde, além de algumas regras adicionais de estabilidade que precisam ser incluídas”, explicou Patricia.

Dentre os critérios anunciados, está a alteração do índice de ocupação de leitos de UTI, que atualmente precisam estar abaixo de 60%, para até 75%. A medida permite que os municípios liberem leitos de UTI reservados a pacientes graves com coronavírus para outras especialidades médicas que tiveram o atendimento adiado ao longo da pandemia.

Outra atualização é que os indicadores de variação das internações e variação dos óbitos exigirão números absolutos por 100 mil habitantes. Os novos índices ainda serão aprovados pelos especialistas do Centro de Contingência de coronavírus nesta terça (28), mas devem ficar abaixo de entre 30 e 40 internações e de três e cinco mortes por 100 mil habitantes.

Atualmente, São José do Rio Preto está na fase laranja do Plano SP. Para avançar para a fase amarela é preciso ter uma taxa de ocupação de leitos entre 80% e 75% ou 70% (a ser definido). Na última atualização, o município tinha ocupação de 79% dos leitos. Se este índice ficar acima de 80%, a cidade irá para a fase vermelha.

Por Vinicius LIMA – redação no Jornal DHoje Interior