Comércio de Rio Preto terá horário ampliado

Governo do Estado de São Paulo propôs ao prefeito Edinho Araújo (MDB) a ampliação do horário do comércio

Destaques de São José do Rio Preto e Região - 24/6/2020 15:2:35 » Por

O governo do Estado de São Paulo propôs ao prefeito Edinho Araújo (MDB) a ampliação do horário do comércio, das atuais 4 horas por dia para 6 horas e o fechamento completo dos estabelecimentos de domingo a terça-feira.

Essa é uma contraposta ao pedido apresentado por Edinho na semana passada, em que possibilitava a ampliação das atividades do comércio de 4 horas para 5 horas, com fechamento de todos os estabelecimentos não essenciais no domingo e na segunda-feira.

“Nós aceitamos essa contraproposta, pois sabemos da importância em se preservar vidas. Agora aguardamos uma posição do Estado para saber se podemos seguir este plano”, afirmou o prefeito.

O plano foi apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, em videoconferência com prefeitos das cidades polo do Estado, na manhã desta quarta-feira (24).

Vinholi afirmou que irá se reunir com os membros do Conselho Executivo de combate ao coronavírus e que a resposta será dada o quanto antes “se possível ainda hoje”, disse o secretário estadual.

Flexibilização

A região de Rio Preto está na fase 2 (laranja), avaliação das taxas de capacidade hospitalar e avanço do contágio da Covid-19, que permite o funcionamento de algumas atividades, com restrições. A classificação mantém fechados salões de beleza, barbearias, academias, bares e restaurantes. A cidade permanece nessa classificação pelo menos até o domingo (28).

No dia 16 de abril, o prefeito flexibilizou a o funcionamento do comércio, da indústria e dos prestadores de serviços. Entre os estabelecimentos que estão funcionando desde então, lojas de materiais de construção, de óticas e de produtos ortopédicos, escritórios de advocacia, contabilidade e imobiliárias, consultórios e serviços odontológicos, além de bares, lanchonete e restaurante, com atendimento presencial, sem consumo no local.

Já as lojas do comércio central e os shoppings tiveram permissão para abrir desde 1° de junho, com restrição de horários. Shoppings funcionam de segunda-feira a domingo, das 15 horas às 19 horas. Comércio de rua de segunda a sábado, das 9 horas às 13 horas.

Por Tatiana PIRES – com assessoria de imprensa da Prefeitura