Câmara dos Deputados aprova MP contra os trabalhadores

MP 905

Notícias Jurídicas - 16/4/2020 10:35:7 » Por
Atualizado em 16/4/202014:33h

Nem a Covid-19 parece ser capaz de impedir que os deputados aprovassem mais uma Medida Provisória que retira direitos dos trabalhadores. Na noite de ontem (14), a Câmara dos Deputados aprovou a MP 905, da Carteira Verde e Amarela, que flexibiliza e precariza os contratos de trabalho, justamente em um momento em que a classe trabalhadora vive as incertezas de uma das maiores crises econômicas da história. 

O mais cruel dessa outra MP de Jair Bolsonaro é que, mesmo com redução de direitos, medida não deve criar empregos. A medida vai permitir que as empresas contratarem até 25% da sua força de trabalho no novo modelo, que limita os salários até o máximo de um salário mínimo e meio, com isso haverá aumento da rotatividade, inclusive entre trabalhadores mais experientes, com a demissão destes para a contratação de novos trabalhadores, mais baratos e com menos direitos.

Para o SETH São José do Rio Preto - SP e Região, a Carteira Verde e Amarela é só mais uma “reforma” que retira direitos do trabalhador e não que deveria estar sendo discutida no contexto atual, afinal, além de não gerar empregos, irá achatar massa salarial de várias categorias, dificultando, inclusive, a retomada da economia no pós-pandemia.

A MP 905 segue agora para o Senado e deve ser aprovada até o dia 20 de abril, caso o contrário, perderá a validade, por isso, através muita pressão, ainda é possível reverter o processo e impedir mais esse golpe contra os trabalhadores. Mobilização e união, entre Sindicato e trabalhadores, é fundamental para tentarmos barrar esse retrocesso.