CORONAVIRUS: Prefeitura de Rio Preto libera algumas atividades

Covid - 19

Brasil e Mundo - 16/4/2020 10:2:17 » Por
Atualizado em 16/4/202014:35h
Caption

COVID-19: Prefeitura de Rio Preto libera parcialmente algumas atividades

O Prefeito Edinho Araújo (MDB) anunciou nesta quarta-feira (15) a flexibilização de 21 atividades consideradas não essenciais que poderão voltar a funcionar tomando os devidos cuidados e restrições a partir desta quinta-feira (16).

A decisão foi tomada depois de uma ampla discussão com os membros do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavirus afirmou o prefeito que salientou que as atividades tomadas inicialmente de isolamento surtiram resultados e deram tempo para que os equipamentos de saúde se preparassem.

O prefeito disse que o número de pouco mais de 50 casos em 34 dias demostrariam que as decisões tomadas foram corretas se considerar o porte de Rio Preto e por conta dessa participação considerável da população nestas primeiras semanas.

Essa flexibilização teve como foco ainda estabelecimentos que não tenham aglomerações e, segundo Edinho, a orientação continua a mesma se possível, “Fique em Casa”.

As novas atividades permitidas são as seguintes:

•Óticas e lojas de produtos ortopédicos e similares;
•Bancas de revistas e jornais;
•Escritórios de advocacia, contabilidade e imobiliárias (estas terão o acesso restrito);
•Lojas de materiais de construção;
•Lavanderias
•Barbearias e cabeleireiros com limitações (por meio de agendamento de clientes e uso obrigatório de máscaras especiais N 95 pelos atendentes);
•Todos os comércios de alimentos: bares, lanchonetes e restaurantes (com atendimento presidencial, mas sem consumo no local);
•Hotéis;
•Estacionamentos;
•Produtos Agropecuários;
•Consultórios e serviços odontológicos;
•Assistência Técnica de produtos eletrônicos;
•Comércio de peças e acessórios para carros, motos e bicicletas.


Segundo o procurador geral do município, Adilson Vedroni, as empresas são obrigadas a abrirem a partir dessa nova decisão e a fornecer aos seus funcionários máscaras de tecido ou descartáveis, regrar os distanciamento das pessoas dentro do estabelecimento em 1,5 metro dentre as pessoas, fornecer álcool em gel 70 para uso dos clientes e dos funcionários e ainda assegurar que os clientes só adentrem os estabelecimentos usando máscaras.


O decreto 18.586/2020 será publicado na edição desta quinta (16) no Diário Oficial (Jornal Dhoje) trazendo o detalhamento de todas as novas normas.


O secretário de Saúde e presidente do Comitê, Aldenis Borim, afirma que a decisão de possibilitar a abertura gradual de algumas atividades está embasada em critérios técnicos e nas informações conhecidas mundialmente do comportamento do vírus no mundo. “A alteração só está acontecendo porque a prefeitura e a população estão fazendo o dever de casa. Ou seja, levando a sério o isolamento social”, salientou Borim


Ele destacou ainda que o isolamento social não é uma coisa estática e que leva em conta a curva de casos positivos do Covid-19, considerando o número de casos e se o sistema de saúde já está pronto para absorver estes casos.


Borim voltou a rebater quem criticou o porquê do isolamento já que os casos de Rio Preto são pequenos afirmando que em 34 dias a cidade tem pouco mais de 50 casos (58 casos confirmados) porque houve o isolamento. “Eu digo que o baixo número de casos ocorreu porque o isolamento foi eficiente”, afirmou o secretário. 

Disse ainda que essa decisão tomada agora não é decisiva e que continuarão analisando a curva diariamente e as medidas serão domadas conforme for a necessidade podendo ser a ampliação da flexibilização ou até mesmo o aumento da restrição isso vai depender do que a realidade mostrar.