17 3203-0077 / 17 99113-4760
Destaques Sindicais 9/2/2024 18:48:19 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP) Atualizado em 2/9/2024 20:9h

Novamente sob pressão do SETH, Franpav paga aos empregados salário e VR em atraso

Empresa quitou direitos dos trabalhadores nesta quinta-feira (08/02), mais uma vez fora do prazo

Sindicato e categoria estão unidos e não vão admitir desrespeito aos direitos trabalhistas

Mais uma vez, somente após ação do Sindicato SETH, a Franpav Construtora Ltda pagou aos empregados, nesta quinta-feira (08/02), o salário e o tíquete refeição referentes a janeiro, que estavam em atraso.

Os direitos dos trabalhadores deveriam ter sido depositados no quinto dia útil de fevereiro (7 de fevereiro), conforme determinam a CLT e a Convenção Coletiva de Trabalho, por isso, o SETH notificou a empresa e a Prefeitura de São José do Rio Preto, reivindicando o pagamento dentro de 48 horas. Caso isso não tivesse ocorrido, uma paralisação dos funcionários, que prestam serviços de limpeza e conservação em unidades de saúde do município, teria sido convocada.

É a segunda vez neste ano que ocorre uma possibilidade de greve, pelo mesmo motivo. Em janeiro, o salário de dezembro também foi pago fora do prazo e o tíquete refeição só foi quitado em 19/01, nada menos que 10 dias úteis em atraso.

COMEÇOU MAL

A Franpav assumiu o contrato de prestação de serviços com a Prefeitura em outubro de 2023. Em pouco menos de 5 meses, os funcionários já tiveram o desgosto de ficar com salário e benefícios em atraso duas vezes. Neste curto período, inclusive, a terceirizada já foi multada e advertida pela Secretaria Municipal de Saúde por falta grave.

Vale lembrar que salário é alimento. O direito mais básico e sagrado para qualquer empregado, que fez a sua parte, trabalhou e precisa receber em dia. Lamentavelmente, a empresa que hoje está contratada pelo município parece não entender esta premissa e só cumpre suas obrigações trabalhistas na base da pressão feita por sindicato e categoria. Até quando?