Últimas notícias »

SINDICATO  DOS  EMPREGADOS
EM TURISMO E HOSPITALIDADE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO

entre em contato conosco
17 3203-0077 / 17 99113-4760
Destaques de São José do Rio Preto e Região 29/1/2024 15:57:24 » Por

Vacinação contra Covid-19 é alterada pelo Ministério da Saúde

Mudanças são válidas para todo País; em Rio Preto as vacinas são aplicadas nas 29 Unidades Básicas de Saúde




(Foto: Ivan Feitosa / SMCS Prefeitura de Rio Preto)


O esquema vacinal contra a Covid-19 foi alterado pelo Ministério da Saúde. A partir de agora, a imunização será voltada para pessoas mais suscetíveis a casos graves e mortes pela doença, como idosos, gestantes e puérperas, imunodeprimidos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades, conforme explica a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Dias Barcelos.


“Além dessa alteração, agora para as crianças, a recomendação é aplicar a primeira dose aos seis meses de idade, a segunda aos sete meses e a terceira aos nove. Todas as crianças de seis meses a cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira. Lembrando que as crianças que já receberam três doses de vacinas contra a Covid-19, nesse momento, não precisam de doses adicionais”, explicou Michela.


Desde o dia 1º de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 de crianças de seis meses a menores de cinco anos é incluída no Calendário Nacional de Vacinação.


Em Rio Preto as vacinas de Covid (Pfizer Pediátrica, Pfizer Baby, Pfizer bivalente e Coronavac) são aplicadas nas 29 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta, das 7h30 às 16h30, e com horário ampliado na UBS João Paulo II/Jaguaré até as 18h30, e na UBS Solo Sagrado, até as 19h.


Sobre a imunização contra Covid-19:
Vacinação semestral (uma dose a cada 6 meses) – Pessoas maiores de cinco anos, de grupos prioritários para vacinação


- Gestantes e puérperas;


- Idosos;


- Pessoas imunocomprometidas.


Vacinação anual

(uma dose em 2024 respeitando o intervalo de 6 meses da última dose)


- Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)* e Residências Inclusivas (RI) e seus trabalhadores;


- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas;


- Trabalhadores de saúde;


- Pessoas com deficiência permanente;


- Pessoas com comorbidades;


- Pessoas privadas de liberdade de 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;


- Pessoas em situação e rua.


Importante:


- Pessoas de 5 a 59 anos que não fazem parte de nenhum grupo prioritário e  não tenham sido vacinadas anteriormente (sem nenhuma dose prévia) ou que tenham recebido apenas uma dose de vacina contra a Covid-19 podem optar por se vacinar, então poderão iniciar e/ou completar o esquema primário de vacinação (esquema primário são 2 doses). As pessoas que já receberam pelo menos duas doses de vacina não possuem, no momento, indicação de vacinação.


Fonte: Prefeitura de São José do Rio Preto


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rua Conselheiro Saraiva, 317 | Vila Ercilia | São José do Rio Preto - SP | Fones: 0xx (17) 3203-0077 | Diretor Presidente - Sergio da Silva Paranhos

Sindicato SETH - Todos os direitos - Desenvolvido por MaquinaWeb Soluções em TI

Fale Conosco