Após ação do SETH, Justiça do Trabalho condena condomínio a indenizar porteiro substituído por monitoramento à distância

Ação foi movida pelo departamento jurídico do sindicato, através dos advogados Dr. Danilo Silva e Dr. Alexandre Matta, que representaram o trabalhador prejudicado

Notícias Jurídicas - 28/1/2022 11:52:23 » Por


Clique aqui para conferir a decisão em PDF
 

Em sessão virtual realizada no dia 10 de dezembro de 2021, os magistrados da 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região condenaram, por unanimidade, o Condomínio Edifício Aquarius, de São José do Rio Preto, a indenizar empregado que exercia a função de porteiro, por tê-lo substituído por portaria eletrônica de monitoramento à distância.


A ação foi movida pelo Departamento Jurídico (DEJUR) do Sindicato SETH, através dos advogados Dr. Danilo Silva e Dr. Alexandre Matta, que representaram o trabalhador prejudicado.


O condomínio em questão confessou que dispensou o porteiro para implantar "portaria eletrônica à distância", o que é proibido pela cláusula 33ª da Convenção Coletiva de Trabalho. A cláusula tem fundamento no artigo 7º, inciso XXVII, da Constituição Federal, que garante aos trabalhadores urbanos e rurais o direito de "proteção em face da automação, na forma da lei".


Dessa forma, o desembargador relator, Eder Sivers, julgou a ação procedente e condenou o empregador ao pagamento da indenização convencional (cláusula 33ª da CCT) fixada em dez salários normativos (R$ 15.796,60), revertida ao empregado.


Em seu voto, o magistrado reconheceu o que foi livremente negociado pelas entidades sindicais em negócio jurídico válido e eficaz, se baseando no princípio da intervenção mínima na autonomia da vontade coletiva (art. 8º, §3º, CLT). Os desembargadores João Batista Martins Cesar e Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo acompanharam o voto do relator.


Vale ressaltar que, como a ação é do ano de 2020, a multa pela substituição de porteiro por portaria eletrônica ainda era de 10 (dez) pisos salariais. O valor da multa foi dobrado pela Convenção Coletiva de Trabalho 2021, e atualmente é de 20 (vinte) pisos salariais da categoria para cada empregado dispensado nessas condições, revertidos ao empregado prejudicado.


Alertamos os trabalhadores em condomínios para que, caso venham a ser substituídos por portaria virtual, denunciem ao Sindicato SETH, tendo em vista reivindicar seus direitos!


CLIQUE AQUI PARA CONFERIR A DECISÃO EM PDF


✅ Proteja seus direitos. Fique Sócio!


☎ (17) 3203-0077 | (17) 99113-4760
📧
[email protected]
📱 Baixe o aplicativo do Sindicato SETH
🚩 Rua Conselheiro Saraiva, 317 - Vila Ercilia, São José do Rio Preto/SP