Brasil e Mundo 21/1/2022 16:11:50 » Por

Confira a tabela e o calendário de pagamento do Abono do PIS 2022

O governo divulgou, no dia 10/01, o calendário de pagamentos do Abono Salarial do PIS 2022. Mais de 23 milhões de trabalhadores serão beneficiados, segundo o Ministério do Trabalho.

QUEM TEM DIREITO:

Têm direito ao recebimento do abono salarial os(as) trabalhadores(as) que:

1) Exerceram qualquer atividade formal remunerada no ano de 2020, por mais de 30 dias;

2) Receberam valores não superiores a dois salários mínimos (R$ 2.200,00) mensais;

3) Estão inscritos nos Pis-Pasep há pelo menos 5 anos;

4) Estão com seus dados devidamente atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

QUAL O VALOR DO BENEFÍCIO:

O valor a que o trabalhador tem direito é proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano de 2020, limitado a um salário mínimo.

O valor integral do benefício, de R$ 1.212,00, só será recebido pelos empregados que trabalharam os 12 meses.

COMO SACAR O ABONO SALARIAL:

O pagamento do PIS é feito de acordo com a data de nascimento do trabalhador. O benefício é administrado pela Caixa Econômica Federal, podendo ser sacado das seguintes formas:

1) No caso de trabalhadores que já tenham conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, o crédito é recebido automaticamente;

2) Para os demais, o valor pode ser movimentado por meio da poupança social digital, pelo aplicativo Caixa TEM;

3) Existe, ainda, um meio alternativo, que é o saque dos valores com o Cartão do Cidadão nos caixas eletrônicos, lotéricas, Caixa Aqui e agências da Caixa Econômica Federal.

AVISO IMPORTANTE:

O cronograma se refere ao ano base de 2020, mas caso o trabalhador não tenha sacado o abono do ano base de 2019, pago em 2020-2021, cujo prazo se esgotou no dia 30 de junho, poderá receber o pagamento retroativo, seguindo o calendário deste ano.