SETH inicia negociações coletivas de 2026 com foco em reposição da inflação e ganho real

Primeiras campanhas salariais do ano envolvem trabalhadores do controle de pragas, entidades beneficentes e empresas de manutenção de áreas verdes

Destaques Sindicais - 12/1/2026 19:37:8 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291SP)


Assista à entrevista realizada pelo Programa Jornal do Trabalhador com o presidente do SETH, Sergio Paranhos, na quinta-feira (08/01)


O SETH iniciou as primeiras negociações coletivas de 2026, que envolvem as categorias com data-base nos primeiros meses do ano. O tema foi abordado pelo presidente do sindicato, Sergio Paranhos, em entrevista ao Programa Jornal do Trabalhador, na quinta-feira (08/01).


Em janeiro o SETH negocia o reajuste salarial dos trabalhadores de empresas de controle de pragas. Para fevereiro, estão na pauta os empregados em entidades beneficentes, religiosas e filantrópicas, e, em março, os trabalhadores de empresas de manutenção de áreas verdes. “Essas negociações já estão em andamento e nossa expectativa é, até o final deste mês, concluir a negociação do controle de pragas e avançar também na negociação com data-base em fevereiro”, afirmou Paranhos.


Ele ressaltou que, apesar das dificuldades apresentadas pelo setor patronal, a realidade dos trabalhadores é ainda mais dura. “Nunca foi fácil negociar, mas a situação do trabalhador é pior. Por isso, em todas as campanhas, além de buscar novas cláusulas, nós lutamos para garantir a reposição da inflação com ganho real”, destacou. “Você reajusta o salário agora, mas vão passar 12 meses até a próxima negociação e, se não houver ganho real, o trabalhador acaba perdendo esse valor durante o período.”


O dirigente também citou o reajuste do salário mínimo, que teve aumento acima da inflação, como um exemplo da importância de buscar avanços reais nos salários. “Isso se faz necessário para evitar que o trabalhador continue perdendo poder de compra”, completou.


O SETH orienta os trabalhadores a acompanharem o andamento das negociações pelo site e redes sociais do sindicato, onde as informações serão divulgadas ao longo das campanhas salariais, e, em caso de dúvidas, entrarem em contato pelo telefone (17) 3203-0077 ou WhatsApp (17) 99113-4760.