Últimas notícias »

SINDICATO  DOS  EMPREGADOS
EM TURISMO E HOSPITALIDADE
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO

entre em contato conosco
17 3203.0077
Destaques de São José do Rio Preto e Região 6/10/2020 21:30:15 » Por

Semae amplia racionamento e avisa que vai multar desperdício

Consumo de água aumentou 13% na cidade, em relação à semana passada. Atualmente, estão sendo consumidos 280 litros de água por pessoa/dia




Foto: Claudio LAHOS


A partir desta terça-feira (6)  o Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto – estará ampliando o horário de racionamento de água, que passa a acontecer das 12 às 22 horas, nos bairros abastecidos pela ETA – Estação de Tratamento de Água.


Segundo o Semae, o consumo de água aumentou 13% na cidade, em relação à semana passada. Atualmente, estão sendo consumidos 280 litros de água por pessoa/dia e o ideal para Rio Preto é de 180 a 200 litros de água por pessoa/dia.


A Represa Municipal, que fornece água para a ETA, está 10 centímetros abaixo do nível do vertedouro, a produção do lago um caiu ainda mais.


De 450 litros/segundo, ela havia caído para 300 litros/segundo e, agora, está em 250 litros/segundo.


“Precisamos da colaboração da população. A produção de água vem caindo dia a dia, em Rio Preto, e o consumo não para de aumentar. Não chove há 110 dias. Tanto a Represa Municipal quanto os aquíferos Bauru e Guarani estão fornecendo água no limite”, afirma Jaqueline Reis, gerente de Operação e Manutenção de Água do Semae.


MULTAS – A partir de hoje, os fiscais do Semae passam a multar quem for pego desperdiçando água. A multa, prevista no Decreto Municipal nº 13.265/2006, é de 36 UFMs – Unidades Fiscais do Município, que equivale a R$ 2.168,64. Inicialmente, o infrator será notificado, a multa será em caso de reincidência.


“O nosso objetivo é orientar as pessoas, mas quem insistir no desperdício será penalizado”, explica Jaqueline.


A gerente de Água esclarece que lavar quintal, calçadas e veículos com mangueira é considerado desperdício e que deixar regadores de plantas ligados durante o dia também é desperdício. Trocar a água da piscina pode ocasionar a multa.


Fonte: Jornal DHoje


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rua Conselheiro Saraiva, 317 | Vila Ercilia | São José do Rio Preto - SP | Fones: 0xx (17) 3203-0077 | Diretor Presidente - Sergio da Silva Paranhos

Sindicato SETH - Todos os direitos - Desenvolvido por MaquinaWeb Soluções em TI

Fale Conosco