Destaques de São José do Rio Preto e Região 1/12/2021 12:11:4 » Por

Saiba mais sobre Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho, suas causas, sintomas e como se prevenir

Confira o informativo do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de São José do Rio Preto – Cerest sobre este importante assunto

(Clique na imagem para ampliar)

Transtornos Mentais relacionados ao Trabalho parece ser um assunto que está bem distante de nós, porém, é muito mais comum do que pensamos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 30% dos trabalhadores do País sofrem com algum tipo de Transtorno Mental.

No Brasil, os dados do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) revelam a alta incidência de doenças psíquicas entre a população de idade produtiva, representando a terceira maior causa de afastamento do trabalho no País.

O sofrimento mental pode ser consequência da organização do trabalho, ou seja, do planejamento da execução do trabalho e do modo de obter os resultados. Quando a organização do trabalho é inadequada e não respeita os limites do trabalhador, pode causar doenças. Daí a importância de trabalhadores, empresas e a sociedade como um todo se atentarem para essa situação.

Alguns causadores de adoecimento na organização do trabalho:

• Jornadas prolongadas;
• Tensões emocionais;
• Ameaças de desemprego;
• Responsabilidades excessivas e sobrecarga de trabalho;
• Pressão da chefia por produção;
• Metas e resultados;
• Isolamento (tarefas realizadas sem contato com outras pessoas);
• Ritmo intenso;
• Competição;
• Falta de reconhecimento e valorização;
• Eventos traumáticos;
• Maus relacionamentos interpessoais;
• Falta de comunicação;
• Exposição a agentes tóxicos e altos níveis de ruído;
• Perseguição aos trabalhadores por chefes despreparados;
• Assédio sexual e moral.

Esses e outros fatores vão se acumulando e pouco a pouco começam a surgir os primeiros sintomas do problema, que podem ser físicos ou mentais, irritabilidade, tristeza excessiva, dores de cabeça, distúrbios estomacais e intestinais, dificuldade de concentração, distúrbios do sono, quadros ansiosos e depressivos, entre outros.

Saúde Mental

As doenças do trabalho podem ser prevenidas desde que os fatores de risco sejam identificados e que as mudanças e melhorias nas condições de trabalho sejam realizadas.

Se você trabalha em ambientes considerados estressantes e vem apresentando alguns sintomas descritos aqui, entre em contato com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

O CEREST promove ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da atenção integral à saúde e vigilância.

CEREST: Rua São Paulo, 2.350 - 1º andar - Vila Maceno, São José do Rio Preto/SP
Tel.: (17) 3212-9514 ou (17) 3211-9488