São José do Rio Preto

é um município brasileiro do estado de São Paulo. Fundado em19 de março de 1852, localiza-se a uma altitude de 489 metros. Sua população estimada em 2010 foi de 419.632 habitantes.[2]
É a décima maior cidade do estado de São Paulo, sendo a maior cidade do noroeste do estado, com economia baseada no comércio, prestação de serviçosindústrias diversas e agricultura.

"Fotos de Rio Preto" (clique aqui)

História

A partir de 1840mineiros fixaram-se no Sertão Paulista e deram início à exploração agrícola e à criação de gado.

No ano de 1852, Luiz Antônio da Silveira doou parte de suas terras ao seu santo protetor, São José (que se tornaria o padroeiro da cidade), para que o patrimônio desse origem a uma cidade. O município foi, então, fundado em 19 de março de 1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro (considerado o fundador da cidade), que liderou os moradores das vizinhanças na construção de uma capela.

Em 20 de março de 1855, o então território de Araraquara, é elevado a categoria de Distrito de Paz e Polícia. Em 19 de julho de 1894, com a lei n° 294, o território foi desmembrado de Jaboticabal e elevado à condição de município. A essa época, a cidade possuía um enorme território, com mais de 26 mil km², sendo suas divisas o Rio GrandeRio Turvo,Rio Tietê e Rio Paraná, área depois desmembrada em novos municípios. O nome da cidade foi baseado no seu santo padroeiro, São José, e no rio que corta o município, Rio Preto.

Em 1906a cidade tem seu nome reduzido para Rio Preto permanecendo assim durante 36 anos para somente em 1945 ter seu nome retornado a São José do Rio Preto.

Com a chegada da Estrada de Ferro Araraquarense (EFA), em 1912, o município assume o seu destino de pólo comercial de concentração de mercadorias produzidas no então conhecido Sertão de Avanhandava e de irradiação de materiais vindos da capital.

Geografia

Possui uma área de 434,10 km²( Sendo 83,46 km² de área urbana e 352,41 km² de área rural) e faz divisa com os municípios de Ipiguá e Onda Verde ao norte, Bady Bassitt e Cedral ao sul, Guapiaçu a leste e Mirassol a oeste. Dista 450 km da capital do estado, São Paulo pela Rodovia Washington Luís(SP-310) e 700 km de Brasília, capital federal, pela Rodovia Transbrasiliana (BR-153).

A Região Administrativa de São José do Rio Preto possuía cerca de 96 municípios e 1.386.453 de habitantes em 2004.

Vegetação

Cerradocerradinho e capoeira, dependendo da fertilidade do solo e abastecimento hídrico.

Clima

Tropical de altitude, inverno seco e ameno (temperatura média do mês mais frio superior a 18°C), precipitação média do mês mais seco inferior a 60mm. Segundo Köppen Aw. A temperatura média anual é de 25,33°C.

Transporte

Aéreo

Aeroporto de São José do Rio Preto

Denominado Aeroporto Estadual Prof. Eribelto Manoel Reino, é um dos principais do Estado de São Paulo. Em 2006, registrou o movimento de 324.377 passageiros e 842.068 kg de carga transportada, com 14.539 pousos e decolagens (dados do órgão administrador, DAESP).

Atualmente (julho de 2009), três companhias aéreas (TAMTrip e Passaredo) servem o município, com voos regulares e diretos para seis destinos, sendo eles: BrasíliaCampo GrandeCuiabá,Ribeirão PretoRio de Janeiro e São Paulo.

Rodoviário

Terminal rodoviário

O terminal rodoviário de São José do Rio Preto está localizado no centro da cidade, funcionando no mesmo prédio do terminal de ônibus urbano. Fora instalado ainda, na parte de cima do prédio, o Shopping Azul (antigos camelôs, outrora instalados em uma praça do centro da cidade).

Um novo projeto de terminal Rodoviário estava sendo estudado no km 444 da Rodovia Washington Luis, onde não foi deferido.

Rodovias

O município é cortado por duas grandes rodovias (SP-310 e BR-153) e outras menores. As duas maiores cortam o município longitudinalmente e latitudinalmente (BR-153 e SP-310, respectivamente), cruzando-se em um trevo localizado na região sul da cidade. São, também, importantes meios de locomoção, sendo amplamente utilizadas como vias expressas para transporte dentro do município.

SP-310 – Rodovia Washington Luís – Principal ligação com a capital do estado e com o litoral. No sentido sul, liga Rio Preto à AraraquaraSão Carlos e Região Metropolitana de Campinas, terminando na Rodovia Anhanguera e ainda cortando a Rodovia dos Bandeirantes, possibilitando o acesso a capital. No sentido norte, vai até Mirassol. No município de São José do Rio Preto, a rodovia corta alguns dos principais eixos viários da cidade, como as avenidas Alberto Andaló, Bady Bassitt, Murchid Homsi e avenida dos Estudantes, apresentando pesado tráfego de veículos, sendo rotineiros acidentes e lentidão nos acessos a alguns dos eixos citados.

BR-153 – Rodovia Transbrasiliana – Corta o município longitudinalmente. No sentido norte, segue no sentido do estado de Minas Gerais e da capital nacional. No sentido sul, segue para a fronteira com o estado do Paraná. Dentro da cidade, é usada como via expressa, apresentando tráfego intenso nos horários de pico, devido também ao deslocamento de trabalhadores e estudantes que residem em municípios vizinhos.

SP-425 – Rodovia Assis Chateaubriand – Funde-se com a BR-153 nas proximidades da cidade (adotando o sentido sul → norte) e ambas seguem em uma só pista, sob a denominação de BR-153, por um trajeto de aproximadamente 15 km, até o desmembramento das duas, dentro do perímetro urbano da cidade de São José do Rio Preto. No sentido leste, liga Rio Preto à OlímpiaBarretos e Ribeirão Preto. No sentido sudoeste, segue para Presidente Prudente e a fronteira com o estado do Paraná.

SP-355 – Rodovia Maurício Goulart

SP-427 – Rodovia Délcio Custódio da Silva

Anel viário

O prefeito Valdomiro Lopes conseguiu a inclusão no plano de obras do DER – Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo – , da construção do anel viário na região norte de São José do Rio Preto. Deverão ser investidos R$ 150 milhões no projeto que vai interligar as principais rodovias que cruzam a cidade.

O projeto vai fazer a ligação entre as rodovias BR-153 e Washington Luís, seguindo até a BR-153 novamente na altura do limite com a cidade de Bady Bassitt.

Os governos estadual e municipal já fizeram o projeto básico da obra, que serviu de base para a inclusão da via no plano do DER. O anel viário compreende cerca de 31,5 km e faz parte do Plano Viário do município. O percurso a ser executado abrange três municípios: Rio Preto, Mirassol e Ipiguá.

Arrecadação (2007)

ICMS: R$ 91.329.676,00

IPTU: R$ 51.708.856,00
FPM (Fundo de Participação dos Municípios): R$ 29.480.306,00
ISS: R$ 45.307.711,00
Total: R$ 458.102.938,00
Capacidade econômica instalada do município
13 minidistritos
3 distritos industriais
1 parque tecnológico
2.852 indústrias (todos os portes)
13.708 empresas de comércio
7.950 empresas de serviço
110 empresas de agro negócios
72 agências bancárias (jan/2009 - Fonte Banco Central)
25 feiras livres
1 recinto de exposições

Esportes

O município já foi sede de Jogos Abertos.

Possui boa infra-estrutura de esportes a